logo

Graduação

O sistema de graduação do Naginata segue o sistema Kyu/Dan, que é o mesmo utilizado por muitas outras Artes Marciais modernas japonesas, tais com Judô, Karatê-dô, Aikidô, Kendô, Iaidô etc. Apenas muda quanto à quantidade de níveis e de graus e aos nomes dos títulos de instrução. Conhecido popularmente como sistema Dan'i ou Dan-Kyu, foi originalmente concebido por praticantes do jogo , no período Edo, mas foi adotado por Jigoro Kano, "pai" do Judô, sendo posteriormente difundido entre as outras Artes Marciais japonesas. A graduação é dividida entre níveis "Kyu", graus "Dan" e títulos honoríficos "Shogo".

Kyu: são os níveis iniciais, onde são aprendidas as técnicas básicas e fundamentais da Arte. A cada exame passa o nível Kyu de menor valor, começando no 6º Kyu e progredindo até o 1º Kyu. A ordem de progressão nos níveis Kyu é do maior para o menor, começando no 6º e indo até 1º Kyu. Os alunos que estão em nível Kyu são classificados como Mudansha (aqueles que não possuem grau). O tempo de prática aproximado para alcançar o próximo nível de Kyu fica em torno de 3 meses pros Kyu iniciais, 6 meses pros intermediários e geralmente 1 ano no 1º Kyu. É póssível levar mais tempo ou menos tempo em cada nível Kyi conforme frequência, dedicação, habilidade e disciplina do aluno para corresponder com o as exigências nos exames.

Dan: designam os graduados na Arte. Ao passar para o 1º Dan o aluno demonstra conhecimento do fundamento da arte e está pronto para iniciar e progredir nas técnicas avançadas. O 1º Dan é a etapa logo seguinte ao 1º Kyu e os graus posteriores são em ordem ascendente. O 1º grau (Shodan) é para aqueles que se tornaram proficientes em todas as técnicas fundamentais do currículo. Os graus posteriores são conferidos pela maestria de técnicas avançadas e refinamento técnico. Os graduados com Dan são classificados como Yudansha (aqueles que possuem grau). O tempo mínimo de prática para tentar o exame do próximo Dan é geralmente o seu grau atual em anos, com pequenas variações conforme cada Federação.

Shogo: títulos honoríficos de instrução. Títulos sucessivos: Renshi, Kyoshi e Hanshi. O 1º requer 5º Dan, tempo de prática e de instrução, recomendação de sua Federação e comprovação de sua participação em instrução, contribuição e divuldação da arte. Cada título posterior se torna mais exigente em tempo e amplia suas responsabilidades com a arte, de nível regional para nacional para mundial.

*Numa tradução livre que se aproxima do significado intencionado, os títulos são Renshi "Instrutor Exímio", Kyoshi "Professor Modelo" e Hanshi "Mestre Exemplar". A tradução literal perde a profundidade e são Renshi "Pessoa polida/temperada", Kyoshi "Pessoa professor/filósofa" e Hanshi "Pessoa exemplar/modelo".


Níveis Kyu (Mudansha):
Nível fundamental
6º Kyu = Rokkyu
5º Kyu = Gokyu
4º Kyu = Yonkyu
3º Kyu = Sankyu
2º Kyu = Nikyu
1º Kyu = Ikkyu

Graus Dan (Yudansha):
Grau avançado
1º Dan = Shodan
2º Dan = Nidan
3º Dan = Sandan
4º Dan = Yondan
5º Dan = Godan

Shogo
Títulos honoríficos de instrução
Renshi - Instrutor Exímio*
Kyoshi - Professor Modelo*
Hanshi - Mestre Exemplar*